Share |
Pesquisa personalizada

Pesquisar Hotéis

Data de check-in

Data de check-out

REGIÃO CENTRO OESTE

 

Em processo paralelo e igual as conquistas de expansão pelas terras do Sul, aqui também chegaram os bandeirantes paulistas. Indígenas de diversas nações também se fizeram encontrar com os colonizadores na Região Centro Oeste.

O bandeirantes colonizadores descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, actual Cuiabá capital do Estado de Mato Grosso, Vila Boa, actual Estado de Goiás e Meya Ponte, hoje, município de Pirenópolis. Surgiram arraiais que se tornaram municípios importantes. A descoberta de diamante deu origem a vila chamada Corrutela.

Os fazendeiros de Minas Gerais e de São Paulo, também povoaram a região. Eles organizaram grandes fazendas de criação de gado.

Para defender as novas fronteiras do Brasil com os vizinhos sul americanos, foram criados fortes militares. Entre eles, destaca-se o Forte de Coimbra, hoje o município de Corumbá. Em volta desses fortes surgiram povoados.

O povoamento aumentou com a construção de estradas de ferro e, mais tarde, com o aparecimento das rodovias e das hidrovias.

A construção de Brasília como sede do Governo Brasileiro em fins da década de 50, também contribuiu para o povoamento e o desenvolvimento sócio-econômico da Região Centro-Oeste até nossos dias actuais.

O Povo de Mato Grosso do Sul lutou várias veses para se tornar independente do Estado de Mato Grosso, pois nada se fazia no governo de Cuiabá para o desenvolvimento do sul daquele estado. À época, a cidade de Campo Grande já era e é mais populosa e desenvolvida que a sua própria antiga capital, Cuiabá. Isso representava em números uma grande oposição a Cuiabá.

Os Europeus tiveram uma enorme influência no Mato Grosso do Sul, seus principais povoadores form os portugueses, italianos, Alemães, Armênios e Tchecos.

Share |