Share |
Pesquisa personalizada

Pesquisar Hotéis

Data de check-in

Data de check-out

REGIÃO NORDESTE

 

A Região Nordeste foi habitada desde a pré-história por diferentes nações indígenas, que após o Descobrimento (22 de Abril de 1500), com o início da colonização, realizavam trocas comerciais com os colonizadores europeus, na forma de extração do pau-brasil em troca de outros itens que lhes pareciam essenciais.

Mas ao longo do período de colonização e formação do Estado Nacional os indígenas foram incorporados à predominância européia ou eliminados, mais tarde também devido às constantes disputas contra os senhores de engenhos e demais colonizadores.

A região foi o palco oficial do Descobrimento e Possessão pelo Reino de Portugal no ultimo ano do século XVI com a chegada da Esquadra Portuguesa como expedição no dia 22 de abril de 1500, e liderados pelo então Almirante Pedro Álvares Cabral, na actual Cidade de Porto Seguro, no Estado da Bahia.

Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira actividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Entretanto, países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, passaram a realizar constantes incursões e ataques ao litoral com o objectivo de contrabandear madeira para a Europa.

 

Entre 1630 e 1654, a região foi dominada por neerlandeses e tornou-se oficialmente uma colônia da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos (hoje Reino dos Países Baixos ou Holanda), sendo chamada de Nova Holanda, e directamente governada pelo Príncipe Maurício de Nassau, além de ter sido conquistada em parte pela França na chamada França Equinocial, a qual fundou como sua capital a Cidade de São Luíz, actual capital do Estado do Maranhão.

Durante o período colonial, no século XVI, a resistência quilombola se iniciou no Brasil, e junto a ela a fuga de muitos escravos negros para o Quilombo dos Palmares, na região da Serra da Barriga, actual território do Estado das Alagoas. Nos vários mocambos palmarinos chegavam a reunir-se mais de vinte mil pessoas.

Em 1694, o Macaco, "capital" de Palmares, foi tomado e destruído pelas Forças do Exército, e Zumbi dos Palmares, então rei daquele quilombo, foi capturado, julgado e condenado. Para servir de exemplo, teve a cabeça degolada e exposta em praça pública no Recife.

A Cidade de São Salvador, na Capitania da Bahia, foi a primeira sede do Governo-Geral do Principado do Brasil, pois estava estrategicamente localizada em um ponto médio do litoral. O Governo-Geral foi uma tentativa de centralização do Poder no continente para auxiliar as capitanias, que se instituiram basicamente da mesma forma aos feudos europeus e estavam passando por momentos de crise com um governo central localizado em ultra-mar.

A actividade açucareira é até hoje a principal actividade agrícola da região.

Share |