Share |
Pesquisa personalizada

Pesquisar Hotéis

Data de check-in

Data de check-out

REGIÃO SUL

Assim como o restante do Brasil, muitas nações indígenas também já habitavam esta região. Em 1626, durante a vigência da União Ibérica, vieram os padres jesuítas espanhóis para catequizar os índios. Esses religiosos fundaram aldeias denominadas missões ou reduções. Os índios que habitavam as missões criavam gado, ou seja, dedicavam-se à pecuária, trabalhavam na agricultura e aprendiam ofícios.

Os bandeirantes paulistas, calcados pela união das Coroas Portuguesa e Espanhola desde 1580, tinham iniciado o movimento de conquista ao oeste do Meridiano de Tordesilhas, atacando as missões para aprisionar os índios. Com isso, os padres jesuítas e os índios abandonaram o lugar e o gado ficou solto pelos campos.

Muitos paulistas foram aos poucos se fixando no litoral de Santa Catarina e Paraná. Eles fundaram as primeiras vilas no litoral. Os paulistas interessaram-se também pelo comércio do gado. Os tropeiros, isto é, os comerciantes de gado, reuniam o gado espalhado pelos campos. Eles levavam os animais para vender nas feiras de gado, em Sorocaba. No caminho por onde as tropas passavam surgiram povoados. Os tropeiros também organizaram as primeiras estâncias, ou seja, fazendas de criação de gado.

Para defender as estâncias que tinham sido criadas, o Governo-Geral obteve apoio de ultra-mar para construir fortes militares na região. Em volta dos fortes surgiram povoados. Após a restauração da independência do Reino de Portugal, portugueses e espanhóis ainda lutariam por muitos anos pela posse de terras do Sul. As brigas somente cessaram com a assinatura de tratados demarcadores de fronteiras, muitos vigentes até os dias de hoje. Esses tratados determinaram os limites das terras localizadas no sul do Brasil.

A população da região Sul aumentou muito com a chegada de uma crescente massa de imigrantes europeus. Os primeiros imigrantes foram os açorianos. Depois vieram principalmente os alemães e os italianos. Outros grupos (árabes, poloneses e japoneses) também procuraram a região para morar. Os imigrantes fundaram colônias que se tornaram cidades importantes.

As terras do norte e oeste do Paraná e do oeste de Santa Catarina foram as últimas regiões a serem povoadas. O norte do Paraná foi povoado com a criação de colônias agrícolas financiadas por uma companhia inglesa.

Pessoas de outros estados do Brasil e de mais de 40 países vieram para a região trabalhar como colonos no plantio de café e de cereais. No oeste catarinense desenvolveram-se a pecuária, a exploração da erva-mate e da madeira.

Share |